domingo, 23 de outubro de 2011

TANCREDO NEVES

     Com a derrota das Diretas-já, as atenções da população voltaram-se para o Colégio Eleitoral, onde seria eleito o futuro presidnte da República. Apresentaram-se dois candidatos. Representando o govermo militar e a direia brasileira estava Paulo Maluf, ex-prefeito e governador de São Paulo.
     Pressionado pelas diretas-já e descontentes com a candidatura de Maluf, setores do PDS romperam com o governo Figueiredo e criaram a Frente Liberal, que mais tarde deu origem ao Partido da Frente Liberal (PFL). Com parte da oposição, esse grupo formou a Aliança Democrática para concorrer com Maluf no Colégio Eleitoral. Como candidatos a presidente e a vice-presidente, a Aliança Democrática apresentou os nomes de Tancredo Neves e de José Sarney, respectivamente.
     A  eleição ocorreu no  dia 15 de janeiro de 1985. A chapa Tancredo-Sarney recebeu 480 votos, e Maluf, apenas 180. O regime militar havia sido vencido. No entanto, no dia 15 de março, tancredo não pôde tomar posse por motivos de saúde. Dias depois, em 21 de abril, viria a morrer. Então, o vice-presidente José Sarney, ex-presidente da Arena, assumiu a presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário