domingo, 30 de outubro de 2011

O MERCOSUL

  No dia 1° de janeiro de 1995, era inaugurado oficialmente o Mercado Comum do sul (Mercosul) , uma união aduaneira entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A partir desse momento, desapareceram as tarifas alfandegárias existentes até então no comércio entre esses países. Ao mesmo tempo, eles unificaram suas tarifas para o comércio com outras regiões do mundo. Assim, por exemplo, uma camiseta exportada do Uruguai para o Brasil estaria sujeita a tarife zero, enquanto uma camiseta exportada da França pagaria tarifa de 20% ao entrar tanto no Uruguai quanto no Brasil. Deve-se ressalvar que  tarifas alfandegárias foram mantidas para alguns produtos, representando aproximadamente 5% do total de intercambio e devendo desaparecer com o tempo.
  O  Mercosul foi o resultado de um processo de integração econômica que teve início alguns anos antes, a partir de um acordo firmado entre Brasil e Argentina em junho de 1986. O passo seguinte foi a assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, com a adesão do Uruguai e do Paraguai. Esse tratado fixou metas e prazos para levar a cabo o processo de integração econômica dos quatro países.
  Com a criação do Mercosul, o comércio entre os países membros cresceu de 4,1 bilhões de dólares em 1990 para 17,6 bilhões em 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário