domingo, 9 de outubro de 2011

COMUNISTAS X INTEGRALISTAS

    Entre os antigos tenentes, também havia insatisfação. Alguns abandonaram a política e voltaram para os quartéis; outros se mantiveram a serviço do governo; um grupo ingressou na Ação Integralista Brasileira, organização criada em 1932; outro aderiu á Aliança Nacional Libertadora, organização de esquerda fundada no começo de 1935 pelo Partido Comunista.

     ( AIB )  -  AÇÃO     INTEGRALISTA     BRASILEIRA

    Liderada por plínio Salgado, inspirava-se no modelo nazi-fascista e propunha para o Brasil um governo totalitário que extinguisse a democracia representativa e esmagasse o movimento operário independente. Sua principal base de apoio era a classe média urbana. Uniformizadas com camisas verdes, as mílicias integralistas mobilizavam centenas de milhares de pessoas nas cidades brasileiras.

    ( ANL)  -  ALIANÇA   NACIONAL    LIBERTADORS

  Reunia    intelectuais, operários, estudantes e militares de tendência democráticas, socialistas ou comunistas e pregava a formação de um governo "antiimperialista", que promovesse a reforma agrária e ampliasse as libertades democráticas, seu presidente de honra era Luís Carlos Prestes.

                    INTENTONA              COMUNISTA

   Em   julho de 1935, Prestes lançou um manifesto em que proclamava; "todo o poder á ANL !". O governo interpretou o apelo como um chamado á insurreição e decretou a ilegalidade da ANL e a prisão de seus líderes. Colocada na cladestinidade em novembro de 1935 a ANL tentou chegar ao poder por meio de rebeliões armadas em quartéis de Natal, Recife e Rio de Janeiro. Somente em Natal os rebeldes chegaram ao poder, embora por pouco tempo. Nas outras duas cidades o movimento foi derrotado.
    A rebelião serviu de pretexto para que Vargas decretasse estado de sítio e reprimisse violentamente os suspeitos de ligação com a ANL. Cerca de seis mil pessoas foram presas, entre elas Luís Carlos Prestes e sua esposa, a comunista alemã Olga Benário Preste. De origem judia, Olga estava grávida ao ser presa, o que não impediu o governo de entregá-la aos nazistas alemães, que acabaram por assassiná-la em um campo de concentração.

2 comentários:

  1. Legal, mas eu queria saber a relação que comunistas têm com integralistas.

    ResponderExcluir
  2. Comunistas queriam um governo que ampliasse as liberdades democráticas, vai contar essa lorota para seu aluno mais burro do ensino médio porque na net você paga mico.

    ResponderExcluir