quarta-feira, 5 de outubro de 2011

JUAZEIR0 - PADRE CÍCERO

    Em Juazeiro do Norte, sertão do Cariri, Ceará, o padre Cícero Romão Batista oficiava uma missa em 1889, quando, no momento da comunhão, uma hóstia se tingiu de sangue. Os sertanejos interpretaram o fenômeno como sinal dos tempos e da santidade do padre. Desde então, Juazeiro se tornou centro de romarias de todo o sertão nordestino. Para lá acorriam os pobres do campo, em busca de um conforto para a miséria em que viviam. Com fama de milagreiro, Cícero Romão passou a ser chamado de Padim Ciço pelos sertanejos, mas foi suspenso de ordens pela Igreja por decisão do Vaticano.
    O fenômeno de Juazeiro tinha suas origens no mesmo quadro de miséria e abandono da população rural que havia provocado a rebelião em Canudos. As formas de manifestação, no entanto, foram muito diferentes. Enquanto em Canudos Antônio Cosenlheiro e seus fiéis chegaram ao confronto armado com as forças do governo, em Juazeiro a insatisfação dos sertanejos foi manipulada e utilizada para servir aos interesses dos coronéis.
    O  Padre Cícero era, ele próprio, uma espécie de "coronel de batina". Amigo de Floro Bartolomeu, Médico baiano que se tornara chefe político na região, passou a ser figura central nas disputas políticas do Ceará. Em 1911, elegeu-se prefeito do Juazeiro. No cargo, covocou os líderes políticos do Cariri, convencendo-os a firmar o Pacto doa Coronéis, um acordo destinado a dar suporte á família Acciolly, clã oligárquico que controlava o poder no Ceará desde 1880.
    Em 1912, o governador cearense Nogueira Accioly foi  deposto pelo Exército e substitúido pelo coronel Marcos Franco Rabelo, eleito pela população. Descontentes com a medida, os coronéis do interior formaram um grande exército de jagunços e invadiram Fortaleza em março de 1914, sob o comando de Floro Bartolomeu e com a benção do Padre Cícero. Franco Rabelo foi deposto e o poder voltou ás maõs de Nogueira Acciolly.
    A ação do padre Cícero não foi de contestação ao poder dos coronéis. Embora os sertanejos o vissem como uma espécie de protetor, na verdade ele sempre atuou para garantir a estabilidade da dominação oligárquica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário