domingo, 4 de setembro de 2011

PELA COSTA AFRICANA

                A expansão portuguesa começou em 1415, com a tomada de Ceuta, importante centro comercial denominado pelos mulçulmanos no norte da África.
                 Em seguida, Portugal ocupou as Ilhas Madeiras. Açores e Cabo Verde, no oceano Atrântico. Aí. a coroa prtuguesa realizou uma experiência de colonização, implantando o cultico da cana-de-açucar.Essa experiência serviria mais tarde de nodelo para a ocupação das terras americanas.
                  A expansão estendeu-se ao longo do litoral africano onde os prtugueses obtinham produtos como pimenta, ouro e marfim.  Em 1434, venceram o desafio da ultrapassagem do Cabo Bojador, onde vários navegadores já haviam naufragado. Nessa mesma época, deram ínício ao tráfico de escravos africanos,  levando-os para as colônias das ilhas do Atlântico ou comercializando-os na Europa.
                 Somente várias décadas mais tarde, entre 1487 e 1488, Bartolomeu Dias alcançou o cabo das Tormentas, no extremo sul da África, rebatizado pelo rei de Portugal de cabo da Boa Esperança.
                  Este último feito abriria caminho para  a realização de um projeto mais ambicioso, que havia se esboçado após a conquista do cabo Bojador: chegar ás Indias contornando a àfrica.
                 Em 1497, dez anos após a viagem de Bartolomeu Dias, o rei de Portugal, dom Manuel, o Venturoso (1495-1512), entregou a Vasco da Gama o comando de uma expedição que deveria estabeler relações comerciais com as Índias. Dez meses depois da partida, em maio de 1498, Vasco da Gama chegava a Calicute, próspera cidade do litoral indiano. Seu retorno a Lisboa ocorreu em setembro de 1499. De sua expedição restaram apenas dois navios e 55 homens e a certeza de poder estabelecer uma rota comercial entre a Europa e o o Oriente contornando o litoral da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário