terça-feira, 27 de setembro de 2011

O GOLPE DA MAIORIDADE

     As medidas adotadas durante a reação conservedora, não foram suficientes para estancar a agitação que tomava conta de várias províncias. Entre os liberais, generalizou-se a opinião de que os problemas só seriam resolvidos com a ascensão de dom Pedro de Alcântara ao trono. Porém a constituição estabelecia que só aos 18 anos, ao atingir a maioridade, ele poderia ser sagrado imperador. Como isso só viria a acontecer no final de 1843, os liberais criaram o Clube da Maioridade, em abril de 1840, a passaram a apresentar na Câmara projetos antecipando a maioridade.
    Os conservadores opunham-se á idéia, pois viam nessa iniciativa uma manobra para afastá-los do poder. Em meados de 1840, consultado sobre a questão, o próprio dom  Pedro, então com catorze anos, manifestou seu apoio á reforma. Somada a uma opinião pública favorável, a manifestação do príncipe quebrava as  últimas resistências no Parlamento que, em 23 de julho, declarou sua maioridade. Nesse mesmo  dia, o jovem foi coroado imperador com o título de dom Pedro II. No dia seguinte, compôs seu ministério com os liberais.
    Momentaneamente fora do governo, os conservadores passavam para a oposição. Era o fim da Regência e o começo do Segundo Reinado.

Um comentário: