segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PALMARES

            O mais famoso e duradouro quilombo do período colonial foi o de Palmares, localizado na serra da barriga, no sul da capitania de Pernambuco. Admite-se que os primeiros fugitivos a se fixar ali tenham chegado por volta de 1605. Aos poucos, o número de quilombolas foi crescendo, pricipalmente durante as invasões holandesa a Pernambuco(1630-1654). calcula-se que, por volta de 1670, os diversos aldeamentos  que formavam Palmares abrigavam aproximadamente 20 mil pessoas, o que fazia desse quilombo um dos maiores núcleos de povoamento da colônia.
            Enquanto existiu, e mesmo depois de sua destruição Palmares foi um estímulo á luta dos escravos pela liberdade. Por isso, as autoridades da colônia lançaram contra ele diversas expedições militaes. Em 1678, diante do insucesso das investidas, o governo de Pernambuco chegou a negociar um trégua com o rei Ganga Zumba, principal líder dos quilombolas.
            Insatisfeitos com o acordo, muitos negros se sublevaram, eliminando Ganga Zumba e colocando no poder seu sobrinho, um jovem líder guerrilheiro chamado Zumbi. Com a mundança, reacenderam-se as hostelidades entre Palmares e as autoridades portuguesas. Em 1692, forças comandantas pelo bandeirantes paulista Domingos Jorge Velho lançaram-se contra o quilombo. Após muita resintência, Palmares foi destruído e seu líder, Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695.

Nenhum comentário:

Postar um comentário