terça-feira, 13 de setembro de 2011

BRASIL - SOB O DOMÍNIO DA ESPANHA

           De 1580 a 1640, Portugal e seu império colonial estiveram sob o domínio da Coroa espanhola. Esse período ficou conhecido como União Ibérica. Entretanto, apesar do domínio espanhou, a autoridade do governo português foi mantida e não houve intervenção administativa em suas instituições e em sua atuação na côlonia.
          A formação da União Ibérica está relacionada com o fim da dinastia de Avis. Em 1568, dom Sebastião, o último rei dessa casa, assumiu o trono português aos 14 anos de idade. Dez anos depois, ainda solteiro, colocou-se á frente de um exército de 18 mil homens e invadiu o norte da África, na tentativa de derrotar os muçulmanos. Foi vencido e morto na batalha de Alcácer Quibir.
          Dom Sebastião não tinha filhos. Na falta de herdeiros, quem asumiu o trono foi seu tio-avô, o cardeal dom Henrique, homem idoso que morreu pouco tempo depois, em 1580. Com sua morte, abriu-se uma crise na monarquia portuguesa.


                                                   A     UNIÃO    IBÉRICA    

          A morte de dom Sebastião e a de seu tio-avô puseram fim á dinastia de Avis e colocaram Portugal diante do mesmo dilema com o  qual o país se defrontara em 1383: submeter-se ao domínio espanhou ou rebelar-se. Felipe II da Espanha reividicava para si o trono português, com o argumento de que era casado com dona Maria, filha de dom João III de Portugal, avô de dom Sebastião.
          O aspirante ao trono era apoiado por quase toda a nobreza, pelo alto clero e por boa parte da burguesia.. A maioria da população, porém, aliada a alguns setores burgueses e da nobreza, opunha-se a ele, mas não teve força suficiente para derrotar o exército espanhou, que invadiu Portugal e colocou no trono o novo rei.
          Em 1581, pelo Tratado de Tomar, instaura-se a União Ibérica, governada por uma monarquia dual que reinaria sobre os dois países até 1640.

Nenhum comentário:

Postar um comentário