quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE PEDRA FURADA

    O sítio de Pedra Furada, localizado em São Raimundo Nonato, no Piauí, foi encontrado na década de 1960. Ele vem sendo estudado, desde o início dos anos 1970, por uma equipe de pesquisadores coordenada por Niéde Guidon, arqueólogica franco-brasileira.
   No   local foram encontrados pedras lascadas e vestígios de fogueira. Segundo a equipe, esses vestígios podem ter 48 mil anos, o que faria de Pedra Furada o mais antigo sítio arqueológico do continente. Além disso, foram encontrados fósseis humanos que, estima-se, têm por volta de 11 mil anos.
   Existem muitas dúvidas, entretanto, em relação aos vestígios de pedra Furada. A ausência de fósseis humanos da mesma época leva alguns críticos a alegar que as pedras lascadas e as fogueiras podem ter origem naturais ( raios, por exemplo).
   Caso se comprovem as estimativas sobre a antiguidade da presença humana nesse local, feitas pela equipe de Niéde Guidon, vai ser preciso admitir que seres humanos habitavam o nordeste brasileiro há mais de 50 mil anos. Consequentemente, sua chegada ao continente teria acontecido numa data ainda remota.

7 comentários:

  1. gostei das informações contidas são ótimas para pesquisas sobre esse sítio arqueológicos

    ResponderExcluir
  2. Gostei mt das informações .. Elas me ajudaram mt na minha pesquisa =D Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou na minha ´pesquisa :) obg♥

    confetedecristal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Rola e pau Cu e bucetao vlw ai o corno me ajudo muito

    ResponderExcluir