domingo, 6 de novembro de 2011

EGITO - ARTE E CIÊNCIA

   A  produção artística era predominantemente de inspiração religiosa. Foi para os deus e para os mortos que os egípcios construíram seus maiores monumentos.
    Expressada  E por meio da pintura, da escultura e da arquitetura, a gradiosidade da arte egípcia ainda hoje nos impressiona. A pirâmide de Quéps, por exemplo, com 146,6 metros de altura, constituiu o mais colossal monumento do mundo antigo.
   Graças  ao trabalho minucioso dos artesãos egìpcios, os templos, as colunas e os túmulos tinham as paredes inteiramente decoradas com hieróglifos e desenhos pintados ou esculpidos.
   Desenvolveram   significativamente várias áreas do conhecimento. As áreas em que mais se destacaram foram a astronomia e a geometria. A necessidade de prever as enchentes do Nilo e de executar obras para o aproveitamento das águas do rio levou-os á observação dos astros e á construção de fórmulas para medir superficies.
ícies. Utilizavam a soma, a subtração e a divisão.
    Além   disso, criaram um calendário solar, no qual o ano, de 365 dias, era dividido em doze meses de trinta dias cada, ao qual acrescentavam cinco dias festivos.
   

Um comentário: