sexta-feira, 18 de novembro de 2011

GRÉCIA - MITOLOGIA E RELIGIÃO

   Como a maior parte dos povos da antiguidade, os gregos eram politeísta. Seus deuses, entretanto, assim com os seres humanos, eram dotados de sentimentos de raiva, de ódio, de compaixão. A maioria dessas divindades habitava o monte Olimpo, a mais alta montanha da península Balcânica. Segundo a mitologia grega (conjunto de mitos e crenças daquele povo), alguns desses deuses chegaram a manter relações sexuais com seres humanos, gerando filhos conhecidos como heróis ou semideuses.
   A divindade mais importante era Zeus, considerado o deus dos deuses do Olímpo. Senhor dos raios e da chuva, era também o protetor de toda a Grécia. Havia inúmeras divíndades, dentre as quais as mais conhecidas são:

- Hera, esposa de Zeus, protetora do casamento e da família.
- Apolo, deus do sol e das profecias, ensinou a organização social á humanidade, com o auxílio das Musas, suas seguidoras.
- Ártemis, deusa da Lua e da caça.
- Hermes, o veloz mensageiro de Zeus, protetor dos viajantes, do comércio, dos atletas e dos ladrões.
- Hefesto, deus do fogo, dos vulções e dos ferreiros.
- Afrodite, deusa do amor e da beleza.
- Palas Atena, deusa das batalhas, da inteligência e das artes, protetora da cidade de Atenas.
   Na terra reinava Deméter, que protegia os agricultores e as colheitas, e Dionisio, protetor dos vinhedos. Nos mares reinava Posêidon, irmão de Zeus. No reino dos mortos, no interior da terra, ficava Hedes, outro irmão de Zeus.
    Para conhecer a vontade dos deuses, os gregos interpretavam certos sinais - os presságios - ou dirigiam-se aos oráculos, isto é, a santuários nos quais os sacerdotes respodiam ás consultas feitas ás divindades.
    Outras manifestações religiosas eram as festas para homenagear os deuses. As mais importantes eram os jogos olímpicos, realizados para Zeus na cidade de Olímpia. Nessas ocasiões, estabelecia-se uma "trégua sagrada" e até as guerras eram interrompidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário