quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FENÍCIOS - MARINHEIROS E COMERCIANTES

     Os fenícios, sobretudo durante a hegemonia de Tiro navegaram por todo o Mediterrâneo, fundando colônia e organizando numerosos locais para a prática do comércio. Assim, acabaram expandindo seus domínios e intensificaram as relações com diferentes povos.
    Seus navios, após atravessarem o estreito de Gibraltar e seguirem pelo Atlântico, chegaram a alcançar a atual Inglaterra, na Europa, e o litoral ocidental da África, onde hoje se encontra o senegal.
    Além de exímios navegadores e comerciantes, foram também artesãos habilidosos. Dessa maneira, os mercadores fenícios não se limitavam a comprar e a vender produtos de outros povos. Eles comerciavam artigos feitos na própria Fenícia. como objetos de metal, tecidos púrpura e vasos de vidro e de cerâmica.
    Os fenícios aprederam  e superaram os egípcios na técnica da vidraria, conseguindo obter não apenas o vidro opaco, mas também o transparente.
     Sua mais importante contribuição para as sociedades atuais foi a criação, por volta de 1500 a.C., dos símbolos que possibilitaram a forma moderna de escritura: o alfabeto.
     O alfabeto seria aperfeiçoado pelos gregos, que transformaram em vogais algunhas consoantes fenícias. Adotado posteriormente pelos romanos, passou por outras transformações e assumiu a forma conhecida atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário