sábado, 12 de novembro de 2011

GRÉCIA - FORMAÇÃO

    O território ocupado pela Grécia antiga pode ser dividido em três partes: a continental, chamada pelos gregos de Hélade, correspondente ao sul da península Balcânica; a insular, formada pelas ilhas do mar Egeu; e a asiática, ou Jônia, localizada na costa ocidental da Àsia Menor (na atual Turquia).
   Ao contrário do que termos hoje, a grécia antiga não chegou a formar um Estado unificado. Seu território era de fato ocupado por várias cidades autônomas, cada qual com sua própria organização social, religiosa, política e econômica. Por tais características, essas cidades, chamadas pólis pelos gregos, são denominadas cidades-Estado. As principais cidades-Estados gregas foram Esparta, Atenas e Corinto.
   A pólis era constituída por um núcleo principal, algumas vilas e áreas agrícolas. No núcleo principal ficava a acrópole (centro religioso que também servia de fortaleza militar), a ágora (praça central) e o asti (espécie de mercado).
   A história da Grécia antiga se estende por quase dois milênios. Os historiadores costumam dividi-la em períodos distintos;
- Pré-Homérico (século XX- XII a.C.,);
- Homérico(séculos XII-VIII a.C.,);
-Arcaico(séculosVIII-VI a.C.,);
-Clássico(séculosV-IV a.C.,).


Nenhum comentário:

Postar um comentário