terça-feira, 29 de novembro de 2011

O FEUDO

   Os feudos eram os núcleos com base nos quais a sociedade feudal se organizou. Por volta do ano 1000, a maioria das pessoas na Europa ocidental vivia em feudos. Nesse período, a terra converteu-se no bem mais importante, por ser a principal fonte de sobrevivência e poder.
   As terras do feudo distribuíam-se da seginte forma.
- Manso senhoral - Repesentava cerca de um terço da área total e nela os servos e vilões trabalhavam alguns dias por semana. Toda a produção obtida nessa parte da propriedade pertencia ao senhor feudal.
- Manso servil - Área destinada ao usufruto dos servos. Parte do que era produzido ali era entregue como pagamento ao senhor feudal.
- Terras comunais - Era a parte do feudo usada em comum pelos servos e pelos senhores. Destinava-se á pastagem do gado, á extração de madeira e á caça, direito exclusivo dos senhores.
   Os servos, principal mão-de-obra dos feudos, deviam várias obrigações ao senhor feudal, destacando-se:
- Corveia - Prestação de trabalho gratuito durante vários dias da semana no manso senhorial;
- Talha - Entrega ao senhor de parte da produção obtida no manso servil;
- Banalidade -  Pagamento de taxa pelo uso do forno, do lagar (onde se fazia o vinho) e do moinho, dentre outros equipamentos do feudo;
- Censo - Pagamento efetuado com parte da produção ou em dinheiro, ao qual estava obrigado somente os vilões ou homens livres;
- Capitação - Imposto per capita (por cabeça). pago apenas pelos servos;
- Mão-morta - Taxa paga pelos familiares do servo para continuar explorando a terra após sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário