Localizada ao norte da Grécia a Macedônia era governada pelo rei Filipe II desde 356 a.C, do ponto de vista econômico e cultural, o reino não tinha os mesmos recursos de suas vizinhas, as cidades gregas. Mas Filipe percebia o enfraquecimento dos gregos e nutria ambições expansionistas.
Assim, depois de organizar um poderoso exército, Filipe planejou a conquista dos território da Grécia. Começou lentamente a intervir nos assuntos internos das cidades gregas. Quando Atenas e Tebas tentaram reagir contra a ação dos macedônios, foram derrotados em 338 a.C., na batalha de Queronéia.
Garantida a hegemonia sobre a Grécia, Filipe II decidiu declarar guerra ao Império Persa, que estava enfraquecido por revoltas internas. Para isso formou com as cidades gregas a Liga de Corinto, mas foi assassinado em 336 A,C., antes de efetuar qualquer ataque. Seu plano seria executado pelo filho e sucessor, Alexandre,então com 20 anos de idade.
A partir de 334 a.C., Alexandre ocupou a Àsia Menor e, sucessivamente, derrotou os persas, invadiu a Fenícia, dominou o Egito. Por fim, esmagou novamente o exército persa em 331 a.C., na batalha de Arbelas. Proclamou-se, então, sucessor de Dário III e lançou seu exército na conquista da Ìndia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário