domingo, 20 de novembro de 2011

ROMA - REPÚBLICA

   As instituições básicas do Estado republicano eram as seguintes:
- Senado = principal instância de poder em Roma, administrava a cidade e as regiões conquistadas. No início, era formado por cem senadores; mais tarde esse número aumentou para trezentos.
- Magistrados = Exerciam funções administrativas. Os mais importantes eram os côsules, dois magistrados cujo o poder equivalia ao dos antigos reis. Encarregavam-se de comandar os exércitos, convocar o Senado e presidir os cultos religiosos. Nos momentos de maior perigo, indicavam um ditador, que governava com poderes absolutos por um  prazo máximo de seis meses. Os pretores, censores, questores e edis, eram outros magistrados e cumpriam funções distintas na administração pública.
- Assembléias = Existiam três diferentes assembléias: Centurial, curial (religiosa) e tribal (responsável pela escolha de questores e edis). A mais importante era a Centurial, formada pela reunião de unidades miltares (centúrias), organizada de acordo com as condições social.. Cabia á assembléia Centurial designar os principais magistrados para ditar as Leis e declarar a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário