quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - CONSEQUÊNCIAS

   Durante o século XVIII, a Revolução Industrial consistiu num fenômeno inteiramente inglês.. Mas, a partir do século seguinte, começou a se expandir para vários países, provocando grandes transformações na vida das pessoas.
   Do ponto de vista da produção, o sistema fabril acabou se consolidando. Com máquinas cada vez mais sofisticadas, a fábrica tornou-se o local adequado para a produção, favorecendo a divisão do trabalho, a imposição do horário e da disciplina ao trabalhador, além do aumento da produtividade.
   No âmbito social, surgiu o proletariado, classe social formada pelos trabalhadores fabris e de transporte. Devido aos baixos salários, mulheres e crianças também eram obbrigadas a trabalhar, recebendo remuneração ainda menores que as dos homens. A Revolução Industrial causou graves consequências na vida dos trabalhadores, pois não havia regras ou limites para o exercício do trabalho. Os donos das fábricas impunham salários miseráveis e longas jornadas, que chegavam a dezoito horas diárias.
  Ao longo do século XIX, os trabalhadores acabariam se organizando e usando a força de sua classe profissional para reivindicar melhores condições de trabalho e defender seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário