- Francis Bacon (1561-1626) , filosifo inglês, desenvolveu o médoto experimental, no qual enfatizava a importância da observação e da experimentação para o desenvolvimento do conhecimento. Seus estudos se aplicavam ás ciências naturais, e os princípios defendidos por ele foram reunidos no livro Novum organum, sua principal obra.
- René Descartes (1596-1650), nasceu na França e quando jovem seguiu a carreira militar. Ao abandonar esse oficio, dedicou-se ao estudo de física, matématica e, sobretudo, filosofia. Nesse campo, procurou desenvolver um método que produzisse verdades absolutas, inquestionáveis. Escreveu Regras para a direção do espírito, discurso do método e Meditações.
- Issac Newton (1642-1727), matemático, astrônomo, físico e filósofo inglês. Entre suas contribuições mais significativas está a formulação da lei da gravitação universal. Sua obra principal, Os princípios matemáticos da filosofia da natureza, foi publicada em 1687 e reúne as bases da mecânica clássica.
- John Locke (1632-1704), filósofo e político inglês, não acreditava nas idéias inatas, ou seja, que as pessoas já trouxessem ao nascer. Para ele, as idéias tinham origem nos sentidos humanos. Contrário á teoria do direito divino dos reis, afirmava que os governos eram criações humanas. Partidário da tolência religiosa, formulou a teoria do Estado liberal e da propriedade privada. Entre seus escritos, destacam-se Ensaio sobre o entendimeto humano, primeiro tratado sobre o governo civil e segundo tratado sobre o governo civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário