terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A GUERRA DOS TRINTA ANOS

   A Guerra dos trinta Anos, que começou em 1618, foi provocada por problemas religiosos e políticos. Por essa época, a dinastia dos Habsburgo procurava impor o absolutismo e a religião católica a seus súditos do Sacro Império Romano-Germânico, formado por cerca de trezentos pequenos principados autônomos. Revoltados com a imposição, os príncipes protestantes, organizados com a imposição, os príncipes protestantes, organizados na Liga Evangélica, entraram em choque com as forças do governo, sofrendo fragorosa derrota em 1620.
   Nesse momento, Inglaterra, Holanda e França, preocupadas com o fortalecimento dos Habsburgo,interviram no comflito, apoiando o rei da dinamarca,que disputava territótios com o sacro império. Em 1629,as forças do sacro império, derrotaram as da Dinamarca. Em seguida, a Suécia entrou em conflito contando com o apoio da França, mas foi igualmente vencida em 1632.
   Com  a derrota dos suecos, a França aliou-se á Holanda,declarou guerra á Espanha e invadiuo Sacro Império.Em 1648, o exército francês sitiou Viena, capital da Austria e sede dos Habsburgo. A paz foi selada pelo tratado de Westfália que concedeu á França os territórios da Alsácia e da lorena antes pertencentes ao Sacro império. O acordo obrigou ainda a espanha a reconhecer a independência da Holanda.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário