terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A DITADURA DE CROMWELL NA INGLATERRA

   Formalmente, a monarquia tinha sido extinta. Na prática, porém, os ingleses viveriam sob a ditadura exercida por Oliver Cromwell que, em 1653, seria declarado Lorde Protetor da Inglaterra, cargo vitalício e hereditário.
  O goveno de Cromwell caracterizou-se por adotar uma agressiva política de fortalecimento do comércio internacional da Inglaterra. Em 1651, o Parlamento aprovou o Ato de Navegação, pelo qual somente barcos ingleses ou de países de origem das mercadorias podiam transportá-las até os portos da Inglaterra. A medida acabou provocando uma guerra com a Holanda (1652-1654). Vitoriosa, a Inglaterra saiu do conflito como a grande potência naval da Europa.
  Oliver Cromwell morreu em 1658 e foi sucedido pelo filho, Richard, que ficou menos de um ano no poder. Sem habilidade para manter o apoio político dos grandes proprietários, Richard seria destituído do cargo pelo Parlamento. Em 1660, o trono passou ás mãos de Carlos II,  filho de Carlos I, o rei decapitado. Com o retorno dos Stuart ao poder, teve início a Restauração, que se estenderia pelos reinados de Carlos II (1660-1685) e de Jaime II (1685-1688).

Nenhum comentário:

Postar um comentário