Os astecas viviam originalmete no noroeste do México atual, numa região conhecida como Aztlán, da qual derivou seu nome, . No século XIV da nossa era, provavelmente por terem sido expulsos de seu territorio por povos inimigos, eles foram obrigados a se deslocar para o planalto central do México. No novo espaço, tornaram-se agricultores, sem perder os hábitos guerreiros, pois se viam constantemente envolvidos em disputas com as populações vizinhas pelas reservas de água potável e pelas áreas de cultivos.
Os astecas desenvolveram técnicas próprias de plantio do milho, a escrita, a arte e as práticas religiosas. Em 1325, eles passaram a ocupar o conjunto de ilhotas do lago Texcoco e e construíram numa delas sua principal cidade, Tenochtitlán ( atual Cidade do México). Com o tempo foi dotada de um amplo sistema de ruas, pontes e canais.
As disputas com outros povos pela posse do territórios e a necessidade de realizar obras para a prática da agricultura, como a drenagem dos pântanos, conduziam, aos poucos, á concentração do poder em três das principais cidades da região: Texcoco, Tlacopán e Tenochtitlán.
Nenhum comentário:
Postar um comentário