quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A ORGANIZAÇÃO DAS COLÔNIAS ESPANHOLAS NA AMÉRICA

   Na véspera do Natal de 1492, Colombo fundou, na ilha Hispaniola, a colônia Navidad, destruída pelos nativos poucos tempo depois de o navegador retornar á Espanha, em 1493. Bartolomeu, seu irmão e sucessor no governo da ilha, mandou construir, em 1498, a cidade de São Domingo (hoje capital da República Dominicana), que se tornaria modelo para as cidades erguidas mais tarde pelos espanhóis no continente.
   Para melhor administra as terras conquistadas, o governo de Madri decidiu dividi-las inicialmente em dois vice-reinos. O primeiro, criado em 1535, recebeu o nome de Vice-Reino da Nova Esspanha e ocupava o território do antigo Império Asteca (México atual). O segundo, o Vice-Reino do Peru, foi fundado em 1543 e correspondia ao território do antigo Império Inca. Tempos depois, surgiram os vices-reinos de Nova Granada (1717) e do Rio da Prata (1776). A autoridade máxima dos vice-reinos, o vice-rei, era escolhida pela Coroa entre os membros da alta nobreza espanhola.
   Ao lado desses vice-reinos, foram criadas cinco capitanias-gerais - unidades administrativas subordinadas aos vice-reis -, estabelecidas nas regiões que correspondem hoje a Cuba, Guatemala, Venezuela, Chile e Flórida.
   O governo das cidades mais importantes era exercido pelo ayuntamiento, depois chamado cabildo - uma espécie de câmara municipal, integrada por representates dos moradores mais ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário