sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MESOAMÉRICA - OLMECAS E TEOTIHUACANOS

  A Mesoamérica, entende-se a região onde se desenvolveram as primeiras sociedades complexas do continente americano. Ela engloba territórios da América Central e também do extremo sul da América do Norte.
  Uma das primeiras sociedades de que se tem notícia na Mesoamérica foi a dos olmecas, surgida 3000 anos atrás. Eles ocupavam as regiões que correspondem hoje ao México e a Costa Rica. Dotado de uma cultura bastante complexa, os olmecas desenvolveram um sistema próprio de escrita, construíram as primeiras cidades do território e ergueram várias pirâmides. Por volta de 400 a.C, depois de sofrer sucessivas invasões de outros povos, a sociedade olmeca entrou num processo de desintegração.
  Entre 700 a.C. e 600 de nossa era, floresceu também na região a sociedade teotihuacana, assim chamada porque se formou em torno da cidade de Teotihuacán, que significa cidade dos deuses. Os teotihuacanos tornaram-se conhecidos por construir pirâmides, como a do Sol e a da Lua (com 65 metros e 43 metros de altura, respectivamente).Também se notabilizaram por erguer muitos templos dedicados a diversos deuses, como Quetzalcoatl ( ou "serpende de plumas"), símbolo da fecundidade da terra.

2 comentários:

  1. gostei,mas tinha que colocar mais coisas.

    ResponderExcluir
  2. curti pa caralho vlwflw

    ResponderExcluir