terça-feira, 10 de janeiro de 2012

OS INCAS

   Não há consenso  quando ás origens dos incas. É possível que eles fossem um dos grupos que compunham o povo quíchua, cujo idioma era falado numa ampla região dos Andes. Mas sabe-se que, no século XII, eles viviam ao redor de Cuzco. A tradição Inca atribuia a um de seus ancentrais, Manco Capac, o papel de fundador do Império, ele e seus sucessores pasaram a adotar o título de Inca, nome de uma antiga dividade andina.
  A partir de certo momento, os incas começaram a dominar diversas cidades da região, dando início á sua expansão.
  A sucessão de conquista resultou, em algumas décadas, na formação do Império. Uma das caracteristicas interessantes dessa sociedade é que, ao dominar os diversos povos andinos, os incas fizeram síntese das tradições culturais da região.
   Um de seus governantes mais importantes foi Tupa Yupanqui, que criou um serviço de mensageiros que ligava as diversas partes do Império e estruturou uma burocracia e um exército capazes de manter o controle inca sobre grande parte dos Andes. Yupanqui morreu em 1493, um ano depois da chegada de Colombo á America.
   Seu filho e sucessor, Huaina Capac, governou até 1528. Durante mais de trinta anos de governo, Huaina enfretou prolongada gueras nas fronteiras do norte. Ao morrer ( não está descartada a hipótese de assassinato), o trono passou a ser disputado por Huáscar e Atahualpa, dois de seus filhos. Essa divisão facilitaria, dois de seus filhos. Essa divisão facilitaria mais tarde a conquista do Império pelos espanhóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário