sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

OS MAIAS

  Em 700 a.C., aproximadamente,  a sociedade dos maias surgiria na peninsula de Íucatã, situada entre a América do Norte e a América Central. Durante o período  de sua formaçao, essa sociedade herdou vários elementos das culturas dos povos que habitavam a região, como os olmecas. Por volta de 317 de nossa era, os maias já ocupavam extensas regiões do que conhecemos hoje como México, Honduras e Guatemala.
  A sociedade maia destacou-se, entre outros aspectos, por uma forma de organização política original: ela se desenvolveu em torno de centros urbanos autônomos, ligados por uma relativa unidade cultural, sem no entanto constituir um império centralizado. Com o tempo, os maias ergueriam numerosas cidades, como Palenque, Yaxchilán, Tikal, Copán, entre outras.
  O período áureo dessa sociedade ocorreu entre 1000 e 1400. Nessa fase, o centro da península de Iucatã foi ocupado por outro povo, os toltecas, que aí fundou a cidade de Chichén Itza. Essa ocupação acabou resultando na fusão das culturas maia e tolteca.
  A partir de 1441, em decorrência de sucessivas guerras entre suas cidades, a sociedade maia começou a se desintegrar. A isso se somou uma série de flagelos naturais (furações, pestes, estiagens) que culminou com uma epidemia de variocela, em 1511, causada pelo contato com os europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário