sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TIPOS DE MERCANTILISMO

  O comercialismo, foi a forma de mercantilismo adotada nos Países Baixos, os comerciantes se voltaram para o comércio marítimo e se tornaram intermediários nas relações comerciais entre diversos Estados. Para isso, estabeleceram uma parceria com o Estado holandês, por meio da qual constituíram grandes Companhias de Comércios, protegidas por privilígios concedidos pelo governo.
  Outra manifestação de mercantilismo foi a praticada por Jean-Baptiste Colbert, ministro do rei francês Luís XIV, no período de 1661 a 1683. Nessa modalidade, o próprio Estado passou a agir como empresário, criando diversas manufaturas reais. daí se originou o nome colbertismo dado ao mercantilismo industrial francês dessa época.
   A Inglaterra, por sua vez, a partir do reinado de Elizabeth I (1558-1603), praticou um tipo de mercantilismo que combinou, com sucesso, o incentivo á produção de bens e ao comércio. Dessa forma, foram criadas leis que fixaram preços, regulametavam as horas de trabalhos e obrigavam todo homem capaz a trabalhar em alguma atividade produtiva. Ao mesmo tempo, o comércio foi favorecido com a criação de companhias privilegiadas (detentoras de direitos exclusivos). A Companhia das Ìndias Orientais, fundada em 600, por exemplo, detinha o monopólio do comércio inglês com o Oriente.
   No século XVIII, setores da burguesia européia, sem acesso aos monopólios, passaram a fazer oposição á política mercantilista e ao absolutismo dos reis. De suas críticas ao intervencionismo do Estado na economia e de sua luta contra os monopólios surgiria uma nova doutrina política e econômica: o liberalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário