quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O ENSINO NA IDADE MÉDIA

    Quase todo o ensino estava sob o controle da Igreja e era voltado para o ingresso na vida religiosa. A língua utilizada para transmitir os ensinamentos era o Latim, falado pelos integrandes do clero e pelas pessoas cultas.
    Os primeiros estudos eram feitos em escolas que funcionavam nos conventos e nas igrejas das vilas, onde se aprendia a ler e a escrever, noções de cálculo e canto religioso. A continuação dos estudos, orientada sempre por padres ou monges em escolas mantidas nas catedrais, era dividida em dois ciclos: o trivium (gramática, retórica, lógica) e o quadrivium (música, aritmética, geometria e astronomia).
     A principal inovação medieval realizada pelos europeus no campo do ensino e do conhecimento foi a criação das universidades.
     Até o século XI, o ensino superior na Europa estava a cargo das escolas dos mosteiros. Ali formaram-se os primeiros pensadores da Escolástica. Em 1088, foi fundada em Bolonha a primeira escola laica( não religiosa) de direito, que deu origem á universidade de Bolonha  ( a primeita da Europa) alguns anos depois. A seguir, vieram, entre outras, as universidades de Paris (França, 1170), Coimbra (Portugal,1308), Oxford (Inglaterra, 1249).

Nenhum comentário:

Postar um comentário