domingo, 11 de dezembro de 2011

O INÍCIO DO CAPITALISMO MERCANTIL

    O renascimento comercial e urbano, ocorrido a partir do século XI, introduziu muitas novidades na organização da sociedade feudal. Surgiram diferentes grupos sociais, tais como a burguesia e os trabalhadores assalariados.
   Criaram-se  novas formas de enriquecimento, por meio do crecimento das atividades bancárias e do comércio de mercadoria. Ganharam importância  o comércio em grande escala e a produção para o mercado.
   Essas novidades indicavam o lento aparecimento de um novo sistema econômico: o pré-capitalismo. Uma das caracteristicas do novo sistema era o fato de sua economia estar paseada na moeda e não na troca de produtos, como ocorria antes. Aos poucos, ele ganhou espaço cada vez maiores na ordem feudal e começou a entrar em choque com ele. A antiga nobreza, rica em terras, adaptava-se com os senhores feudais.
    A partir do século XV, com o início das Grandes Navegações, o pré-capitalismo se transformou lentamente em capitalismo mercantil. Com este, o capital investido no comércio passou a dominar a produção e o trabalho assalariado se expandiu. No lugar das corporações de ofício, surgiram as manufaturas. Pouco a pouco, a ordem feudal entrou em crise e o capitalismo mercantil se tornou dominante em toda a Europa ocidental.

2 comentários:

  1. falou bem sobre como começou o capitalismo mercantil porém falou muito pouco sobre ele em si, que no caso é o assunto abordado
    porem obrigado da mesma forma

    ResponderExcluir
  2. preciso de mais informaçoes :((

    ResponderExcluir