sábado, 24 de dezembro de 2011

REFORMA PROTESTANTE - JOÃO CALVINO

  Sacerdote francês convertido ao luteranismo, João Calvino (1509-1564) levou ainda mais longe as propostas de reforma de Lutero. Estabelecido em Genebra, na Suíça, sua pregação conquistou grande número de adeptos.
  Calvino registrou sua doutrina na obra Instituição da Religião Cristã, publicada em 1536. De modo sintético, o calvinismo - semelhante ao luteranismo em muitos aspectos - apresenta as seguintes propostas.
- Aceitação exclusiva das sagradas escrituras como instrumento para conhecer a verdade divina;
- Predestinação - desde o nascimento, as pessoas estão destinadas por Deus á salvação ou á condenação eterna, independentemente de suas obras no mundo material;
- Eliminação das imagens de santo e das cerimônias pomposas no culto, que deveria se limitar á leitura e discussão de trechos da Bíblia.
  O calvinismo propagou-se rapidamente por várias regiões da Europa, principalmente por aquelas em que as atividades mercantis se desenvolvia de modo mais dinâmico.
  A religião fundada por Calvino, com sua teoria da predestinação, foi o mais forte incentivo ideológico ao desenvolvimento capitalista. Ela ensinava que o lucro não era pecado e que a única maneira de alguém saber se estava predestinado á salvação era obter êxito nas relações econômicas por meio do trabalho árduo e disciplinado. " O comerciante que busca o lucro " - rezava a doutrina - responde também ao chamado de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário