terça-feira, 20 de dezembro de 2011

RENASCIMENTO - 0 APOGEU

  Período de plena maturidade do Renascimento, o Cinquecento foi dominado pelos gênios de Leonardo da Vinci (1452-1519). Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Os dois últimos trabalharam sobretudo em Roma, que substituiu Florença como o mais destacado centro artístico.
  Leoonardo   da Vinci distinguiu-se em muitos campos do conhecimento, como a engenharia, a arquitetura, a matemática e a física, mas notabilizou-se sobretudo como pintor. É conhecido pelo tratamento psicológico que dava aos personagens e pelo domínio da técnica que ele mesmo chamou de chiaroscuro (claro-escuro), que consiste no jogo de luz e sombra. Suas obras mais famosas são Sant´Ana, Monalisa e A última ceia.
  Escultor e pintor, Michelangelo foi o autor dos afrescos da Capela Sistrina, em Roma. Como escultor, suas obras inspiraram artistas de todas as épocas. Entre as mais importantes, destacam-se Pietá, Moisés e Davi.
  Rafael  trabalhou em Roma sob os auspícios dos papas Júlio II e Leão X. Reproduziu temas religiosos - fez numerosas representações de Nossa Senhora (Madona) - e também pagão, como é o caso de A Escola de Atenas, em que resume a história da filosofia grega.
  No  âmbito da ciências políticas destacou-se Nocilau Maquiavel (1469-1527), autor da obra O prícinpe, tratado no qual faz uma reflexão sobre a natureza do poder político e dá conselhos aos soberanos sobre a melhor forma de construir um governo centralizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário