Em sua luta para centralizar o poder, o rei teve alguns aliados. O principal deles foi a burguesia mercantil e financeira, formada por comerciantes e banqueiros.
O fato de cada feudo cunhar suas próprias moedas, aliado aos diferentes sistemas de pesos e medidas existentes em cada deles, trazia enormes entraves ás atividades mercantis. Além disso, o pagamento de pedágios e imposto pelos senhores feudais ás caravanas de mercadores prejudicava ainda mais os negócios da burguesia. Um poder centralizado e forte poderia, entre outras coisas, resolver esses problemas e ainda oferecer proteção ás rotas comerciais, o que não acontecia no mundo feudal.
Interessados nessas mudanças, comerciantes e banqueiros forneceram ao rei apoio financeiro - por meio de doações e empréstimos - e funcionários para a formação de uma burocracia peofissional a serviço do Estado. Além disso, utilizando as Leis e as fórmulas jurídicas do Direito Romano, juristas de formação universitária ajudaram o monarqua a justificar e legitimar o poder absoluto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário