quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

RENASCIMENTO - AVANÇOS CIENTÍFÍCOS

  A época renascentista também apresentou importantes desenvolvimento no campo das ciências. Responsável por impulsionar o conhecimento nas áreas da astronomia, da matemática, da física e da medicina, eis alguns dos principais centistas desse período.
Miguel de Servet - (1511-1553) - Médico e humanista descobriu a chamada "pequena circulação" do sangue ou circulação pulmonar.
Francis Bacon - (1561-1626) -  divulgou o método indutivo de conhecimento, pelo qual se deve partir da observação das coisas concretas para se chegar á compreensão das leis e processos gerais ou universais. Para ele, o  conhecimento científico só poderia ser alcançado por meio da observação e da experimentação.
Willian Harvey - (1578-1657) - fisiologista e anatomista, desvendou a circulação do sangue.
Nicolau Copérnico (1473-1543) - notabilizou-se como astrônomo. Em seu livro Sobre as revoluções dos corpos celestre, desenvolveu a teoria heliocêntrica, segundo a qual a Terra e os outros planetas giram em torno do Sol (hélio, em grego). Derrubou, assim, a velha teoria geocêntrica, formulada na Antigidade por Cláudio Ptolomeu e adotada pela Igreja Católica. De acordo com o geocentrimo, a terra era o cento do Universo e o sol girava em torno dela.
Galileu Galilei (1564-1642) - considerado o fundador da física moderna, investigou as leis do movimento dos corpos. Com um telescópio por ele mesmo contruído, observou o céu e chegou a conclusão semelhantes ás de Copernico.
Johanner Kepler (1571-1630) - demostrou que os planetas descrevem um órbita e não circular, como pensava Copérnico.

5 comentários: