A Igreja era a mais importante instituição do mundo feudal. Os membros mais elevados de sua hierarquia, bispos e abades, eram recrutados entres os nobres. Naquela época, tinha-se o costume de fazer com que o segundo filho de uma família nobre seguisse a carreira eclesiástica - o primeiro filho herdava o feudo, segundo o direito de promogenitura.
Até mesmo o tempo era regulado pela religião - as pessoas marcavam o ritmo de suas vidas pelo toque do sino das igrejas. Completamente voltadas para as práticas religiosas, acreditavam que a vida na terra era apenas um momento antes da eternidade, que seria vivida ao lado de Deus.
Colocando-se como a única intermediária entre a humanidade e Deus, a Igreja passou a deter o monopólio da salvação. Sua organização hierárquica, no topo da qual estava o papa, era extremamente centralizada e rígida. A serviço de Deus, os membros do clero cumpriam um rigoroso regime de obediência e disciplina.
Seu raio de ação, entretanto, não se limitava á vida espiritual. Na verdade, ao longo dos séculos, a Igreja tornou-se proprietária de grande patrimômio - possuía terras,vassalos,servos - , acumulada graças ás doações feitas por aqueles que queriam, por seu intermédio, ser libertado da condenação divina.
Em meio a uma sociedade constituída de pessoas iletradas, a igreja mantinha o controle absoluto do saber erudito. Detendo informações e conhecimentos importantes, garantia que seu domínio se estendesse ao longo de séculos de maneira quase inabalável.
qual era o papel da Igreja na época do feudo?
ResponderExcluiroi
ResponderExcluirVao tudo tomar no cu
ResponderExcluirEDEOTAS RETARDAS
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluir