quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO

   A partir das Cruzadas, a mudança mais visível na Europa ocidental  ficou conhecida pelo nome de ranascimento comercial e urbano. Ele significou o desenvolvimento do comércio e das cidades, que tinham tido pouca importância durante os séculos anteriores.
   O comércio, ainda incipiente, era praticado nas feiras que se realizavam nas vilas ou perto dos castelos e outros lugares fortificados. Inicialmente periódicas, as feiras tornaram-se permanentes, propiciano o aparecimento de núcleos urbano,os chamados burgos.
   A partir dos burgos, desenvolveram-se novas cidades, ao mesmo mesmo tempo que ganharam vida as mais antigas, que não haviam desaparecido por completo.
   As cidades atraíam cada vez mais artesãos, que nelas se fixavam para viver de seu ofício. Atraíam também servos camponeses que as buscavam para tentar vender os seus excedentes agrícolas ou para viver como trabalhadores livres. Atraíam, ainda, comerciantes de sal, de ferro e de inúmeras outras mercadorias, provenientes de regiões distantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário