A reação da Igreja Católica ao avanço das propostas de reforma ficou conhecida como Contra-reforma. O Concílio de Trento (1545 e 1563), do qual participaram representantes da Igreja Católica de toda a Europa, coordenou e orientou o movimento.
O Concílio não fez nenhuma concessão em matéria de doutrina religiosa, confirmando todos os pontos criticados pelos protestantes: importância dos sacramentos, celibato clerical, valor das boas obras como caminho para a salvação. Ao mesmo tempo, todavia, tomou providências para moralizar o clero e fortalecer a autoridade da hierarquia católica.
Um importante papel na Contra-reforma foi desempenhado pela Companhia de Jesus. Essa ordem religiosa foi fundada em 1534 por Ignacio de Loyola, ex-soldado espanhol que estudou teologia em Paris. Reconhecida pelo papa seis anos depois, a Companhia de Jesus ( ou Ordem dos Jesuítas ) teve uma atuação destacada no Concílio de Trento. Seus integrantes, os jesuítas, logo se espalhariam pelo mundo com o objetivo de expandir a fé católica, colaborando assim de maneira decisiva com a cúpula da igreja no combate ao protestantismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário