segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SOCIALISMO

   O contraste entre a miséria em que viviam os trabalhadores e a riqueza proporcionada pela produção industrial despertava revolta entre escritores, políticos e pensadores de origem burguesa. Indgnados com o que viam, alguns deles propunham reformas que instaurassem a justiça social e abrissem caminho para a formação de uma sociedade mais humana e igualitária.
  As doutrinas e os princípios defendidos por esses reformadores constituíram uma ideologia que se tornou conhecida como socislismo. Seu ponto de partida era a crítica ás desigualdade sociais criadas pelo sistema capitalista. Entretanto, havia entre os socialistas muitas diferença de opinião, o que originou vários grupos e diversas ideologia.
   Alguns socialistas argumentavam que só a luta político-eleitoral e parlamentar das classes trabalhadoras poderia conduzir a uma reforma da sociedade capitalista e á instauração do socialismo.
   Outra corrente de pensadores socialistas preocupava-se demais em idealizar um novo tipo de sociedade do que propor uma forma concreta para os trabalhadores conquistarem o poder. Esses pensadores ficaram conhecidos depois como socialistas utópicos. Os de maior destaque foram o inglês Robert Owen e os franceses Charles Fourier e Claude Saint-Simon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário