quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

KU KLUX KLAN

    Em 1865 o Congresso norte-americano aprovou sucessivamete a 13ª e a 14ª emenda á constituição. A primeira abolia definitivamente a escravidão em todo o território norte-americano. A segunda estendia os direitos civis a todas as pessoas nascidas nos Estados Unidos ou naturalizdas norte-americanas, anulando as restrições a participação dos negros na vida política.
   Durante o governo do general Ulysses Grant, eleito em 1868, foi implementado o sufrágio universal, aprovado pelo Congresso. A medida concedia aos negros não só o direito de elgerem seus representantes, mas também o de se candidatarem a qualquer cargo eletivo. Com isso, pretendia-se pacificar a nação. Mas, nos antigos estados rebeldes, a medida teve efeito contrário, aumentando ainda mais o ódio racial, uma das heranças da Guerra de Secessão.
    Data de 1867, porém, o exemplo mais forte de segregação racial no Estados Unidos : A Ku Klux Klan. Criada por veteranos sulistas da Guerrra de Secessão, essa sociedade secreta tentou impedir, a qualquer custo, que os negros exercessem seus direitos após o fim da escravidão. Recorrendo a meios extremos, como a tortura e o linchamento  de pessoas de origem africana, integrantes da Ku Klux Klan, mascarados e encapuzados, passaram a espalhar o terror no Sul do país, assassinando, indiscriminadamente, homens, mulheres e crianças.
    Em 1877, a justiça norte-americana proibiu o funcionamento da organização, que ainda assim continuou a agir na clandestinidade. Prova disso é que, nos anos 1920, a Ku Klux Klan chegou a reunir em suas fileiras 1 milhão de defensores da segregagação racial. Ainda hoje ocorrem nos Estados Unidos ações anti-raciais isoladas, requícios do ódio articulado pela Ku Klux Klan.
   

Um comentário:

  1. Infelizmente ainda existe pessoas de mente pequena igual a esses babacas, kkk uma verdadeira piada. (L.E)

    ResponderExcluir