quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O NACIONALISMO DO SÉCULO XIX

   Floresceu no seculo XIX, não só na Europa mas também em outros continentes, um forte sentimeto de identidade cultural e étnica entre os membros de uma mesma nação. Esse sentimento, que estabelecia uma ligação muito estreita entre os indivíduos e a nação a que pertenciam, foi mais tarde denominada nacionalismo. Utilizado na política e na economia, ele nunca perderia, contudo, seu caráter fortemente emocional.
   O nacionalismo tem sua origem na percepção pela qual as pessoas se sentem unidas por uma mesma cultura e por uma origem étnica e um destino comuns. Durante a Revoluçao Francesa, esse sentimento surgiu ligado á defesa das conquistas revolucionárias contra a agressão das monarquias estrageiras que pretendiam restaurar na França o Antigo Regime.
   Nas colônias americanas, o sentimento nacionalista surgiu com os movimentos de independência que reivindicaram para determinadas regiões o direito de se construir em nação independente. Era, portanto, um movimento de afirmação de valores nacionais contra a dominação esterna exercida pelas metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário