quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O TRATADO DE VERSALHES

  Em junho de 1919, vencedores e vencidos se reuniram nas proximidades de Paris para firmar o Tratado de Versalhes. Por imposição da França, o tratado foi assinado na Sala dos Espelhos do palácio de Versalhes, a mesma em que Bismarck havia proclamado o Segundo Reich alemão, em janeiro de 1871, após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana.
   Pelo acordo, a Alemanha perdeu a Alsácia-Lorena para a França e outras regiões para a Bélgica, a Tchecoslováquia e a Polônia. Além disso, foi criada uma estreita faixa de terra ligando a Polônia ao mar Báltico. Denominada corredor polonês, essa faixa atravessava o norte da Alemanha, cortando o país em duas partes.
   O tratado tinha também uma cláusula econômica-financeira, que obrigava a Alemnha a pagar pesada indenização em dinheiro, a título de "reparação de guerra", e a entregar parte de sua frota mercante, de suas locomotivas e de suas reservas de ouro ás nações vencedoras. Uma cláusula militar proibia que o governo alemão tivesse marinha de guerra, tanques e artilharia pesada, fixando seu exército em 100 mil soldados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário