quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ESTADOS UNIDOS A MARCHA PARA O OESTE E A EXPANSÃO TERRITORIAL

   Em 1783, a Paz de Versalhes pôs fim  Guerra de Independência dos Estados Unidos contra a Inglaterra. Durante o conflito, os norte-amaricanos avançaram para o oeste. Esse terrotório fora conquistado aos índios pela Inglaterra, mas a Paz de Versalhes reconheceu a soberania americana sobre ele.
   A expansão territorial prosseguia a todo vapor. Continuava o fluxo migratório para o Oeste, um território hostil devido ás condições naturais adversas e á maciça presença de índios, mas ao mesmo tempo atraente por possibilitar a formação de grandes fortunas a partir da exploração do ouro ou da criação de gado. A ocupação desse território se tornou lendária na história do país e foi chamada de Marcha para o Oeste. O governo decidiu investir maciçamente na compra e na conquista de novos territórios.
  Em  1803, por exemplo, comprou da França o território da Louisiana. Mais tarde, em 1819, adiquiriu da Espanha, por 5 milhões de dólares, a região da Flórida. Em 1846, conseguiu que a Inglaterra lhe cedesse o Oregon. E, por fim, em 1867, comprou o Alasca á Rússia por pouco mais de 7 milhões de dólares.
   Em 1845, os Estados Unidos anexaram o Texas a seu território, o que foi o estopim da guerra contra o México no ano seguinte. Após a guerra o México perdeu o Texas e cedeu ao poderoso vizinho do norte as regiões da Califórnia, Colorado, Novo México, Nevada, Utah e Arizona, recebendo a título de pagamento cerca de 15 milhões de dólares.
   Com a expansão, os Estados Unidos se tornaram um dos maiores países do mundo. Dotado de enormes reservas de recursos naturais, seu território se estendia agora do oceano Atlântico ao oceano Pacífico.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário