sábado, 4 de fevereiro de 2012

BURGUESIA X PROLETARIADO

   A industrialização iniciada em meados do século XVIII deu origem a duas classes sociais bem diferentes: a burguesia e o proletariado. A burguesia, evidentemente, não foi criação da Revolução Industrial, pois ja existia desde o final da Idade Média. No entanto, com a industrialização, assumiu características inteiramente novas. Como a principal fonte de riqueza deixou de ser o comércio e passou a ser a produção de mercadorias, houve um fortalecimento da burguesia industrial, mais ligada á produção, com maior controle do poder e maior participação do Estado.
   As duas classes tinham como espaço comum as fábricas, pois ambas participavam da produção, a burguesia como gestora e a classe operária como executora das metas de produção. Mas havia entre elas um abismo de desigualdades sociais e diferenças culturais. Enquanto o trabalho dos operários era coletivo, a apropriação da riqueza produzida era individual; a maior parte ficava nas mãos do empresário capitalista.
    A vida imposta ao trabalhador pela produção em série era dura. As longas jornadas de trabalho chegavam até dezoito horas diárias.
  Durante muito tempo, as relações de trabalho não foram regulamentadas. Nas fábricas e minas, a jornada de trabalho se estendia por seis dias da semana. As menorees faltas por parte do trabalhador estavam sujeitas a multas e descontos.

2 comentários: