terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA GUERRA - O FIM DO CONFLITO

   Depois de assinaram a paz com o governo bolchevique, os alemães concentraram suas forças na frente ocidental. A essa altura, o uso de novas armas - principalmente tanques e aviões - permitiu uma mudança radical nas táticas de combate. Introduzidos nos campos de batalha em 1916, os tanques rompiam facilmente as trincheiras, abrindo caminho para que a infantaria penetrasse em territorio inimigo.
    Em março de 1918, os alemães lançaram uma grande ofensiva na frenta ocidental, utilizando aviões, tanque e canhões de longo alcance. Em junho, chegaram a 46 KM de paris, onde foram detidos pelas desefas aliadas, reforçadas então por tropa e armamento norte-americano. A reaçao aliada imprimiu á guerra nova direção. Obrigados a recuar, sob intenso fogo do inimigo, os alemães começaram a perder aliados: Bulgária, Império Turco-Otomano e Austria, um apoós outro, retiraram-se da guerra. No segundo semestre de 1918, a situação militar da Alemnha tornou-se insustentável.
   Ao mesmo tempo, o bloqueio naval imposto pelos Aliados causava séria escassez de alimentos em território alemão, provocando manifestações de protesto em todo o país. Em novembro de 1918, a população de Berlim se sublevou contra o govermo monárquico, obrigando o imperador Guilherme II a abdicar. Formou-se então um governo provisório, sob a liderança do Partido Social Democrata (socialista moderado), que proclamou a República - conhecida como República de Weimar - e assinou um acordo de paz com os Aliados, suspendendo as hostilidades. Terminava, assim, a Primeira Guerra Mundial.

Um comentário: