Os paises europeus de industrialização mais antiga, como a Inglaterra e a França, haviam ocupado no século XIX vastas regiões de outros continentes, formando enormes impérios coloniais. Enquanto isso, a Itália e a Alemanha, cuja unificação e desenvolvimento industrial se deram tardiamente, esforçavam-se para acompanhar suas rivais na partilha da África e da Ásia. Insatisfeitas com a parte que lhe coube na grande divisão dos dois continentes, ambas passaram a reividicar, por meio de pressões diplomaticas e militares, áreas do mundo colonial, desafiando a hegemonia da França e da Inglaterra.
No fim do século XIX, os produtos industriais da Alemanha, unificada em 1871, ganhavam cada vez mais os mercados tradicionalmente dominado pela Inglaterra. Ao mesmo tempo, a engenharia e a indústria navais alemães ameaçavam a supremacia inglesa nos mares. A diplomacia alemã, por sua vez, exigia que houvesse uma nova divisão das imensas áreas coloniais, em grande parte ocupadas pelos ingleses.
Para agravar a situação, em 1899 a Alemanha anunciou a construçao de uma ferrovia que ligaria Berlim a Bagdá, dando acesso a uma área de influência inglesa, valorizada prrincipalmente pela existência de jazidas de petróleo.
Ainda maior e mais explosiva era a rivalidade entre a Alemanha e a França, alimentada por ressentimentos nacionalistas desencadeados pela derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana(1870-1871). Na década de 1900, os dois países travaram renhida disputa pelo Marrocos, rico em minérios. O episódio quase levou os dois países à guerra.
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