sexta-feira, 9 de março de 2012

URSS - A MORTE DE LENIN E A LUTA PELO PODER

   Em janeiro de 1924, morreu Lenin, o principal líder da Revolução de 1917. Com isso, abriu-se uma disputa pelo poder entre Trotski e o secretário-geral do Partido Comunista, Josef Stalin. trotski defendia a tese da revolução permanente, póis entendia que o socialismo só poderia se consolidar e se desenvolver na Rússia se a revolução ocorresse também nos países capitalistas avançados. Dessa forma, era preciso que o governo soviético estimulasse as ações revolucionárias na Europa.
   Já para Stalin era possível construir o socialismo num só país, apesar do cerco capitalista. Segundo ele, a revolução era inviável, naquele momento histórico nos demais países.
   Troski foi derrotado e começou  a ser duramente perseguido por Stalin, que adotou contra ele uma série de punições. Em 1925, Trotski perdeu o posto de comissário do povo para a guerra: em 1927, foi desligado do partido: e, em 1929, acabou expulso da URSS. Reijeitado pelos governos dos países capitalistas da Europa, refugiou-se no México, onde se exilou com o apoio do presidente nacionalista Lázaro Cárdenas. Ali seria assassinado, a mando de Stalin, em 1940.

2 comentários:

  1. parabéns pela clareza e objetividade em seu conteúdo exposto !

    ResponderExcluir
  2. Salvou meu trabalho de historia sobre lenin

    ResponderExcluir