segunda-feira, 26 de março de 2012

A GUERRA CIVIL ESPANHOLA

     A República foi proclamada na Espanha em 1931, depois de longa crise politica que levou à abdicação do rei. Em 1936, as forças republicanas de esquerda, reunidas na Frente popular, ganharam as eleições e adotaram um amplo programa de reforma agrária. Em julho desse mesmo ano, as forças de direitta, descontentes com as reformaas implementadas pelo novo governo, promoveram um levante militar no Marrocos espanhol, chefiado pelo general Francisco Franco. A rebelião deu início a uma sangrenta guerra civil, que só terminaria em 1939 com a vitória de Franco.
     Como essa era uma época de intensa polarização ideológica entre o nazi-fascismo e o comunismo, o conflito espanhol ganhou rapidamente proporções internacionais. As forças do generral Franco receberam ajuda maciça da Alemanha e da Itália, em homens, armas e munições. Os alemães chegaram a bombardear cidades espanholas com sua Divisão Condor, como ocorreu em 1937 na cidade de Guernica.
     As forças republicana, em contrapartida, foram apoiadas pela URSS e pelas Brigadas Internacionais, composta por voluntários do mundo todo. A Inglaterra, a França e os Estados Unidos, porém, preferiam declarar neutralidade e não se envolverem no conflito..

Nenhum comentário:

Postar um comentário