segunda-feira, 19 de março de 2012

ROSA LUXEMBURGO

   Rosa Luxemburgo nasceu em 1871, na Polônia, e pertencia a uma família de classe média. dedicou-se desde cedo ás atividades polítivas. Por suas convicções, foi perseguida e obrigada a se transferir para a Suíça, onde se doutorou em direito e economia política. Aos 27 anos, casada com Gustav Lubeck, mudou-se para a Alemanha. Militante incansável, atuou no Partido Social-Democrata alemão e tomou parte da frustada revolução de 1905, na Rússia.
   Marxista de formação independente, fez duras críticas ao governo dos bolcheviques na Rússia. De sua vasta produção intelectual, destaca-se A acumulação do capital (1913), obra em que estuda as contradições do capitalismo imperialista.
   Em 1915, fundou com Karl Liebknecht, a  Liga Espartaquista, que mais tarde se transformou no Partido Comunista Alemão. O nome era uma homenagem a Espártaco, líder da revolta de escravos que enfrentou os exércitos romanos. Entre 1918 e 1919, lidrou com Karl Liebknecht uma revolução na Alemanha. Capturados pelas forças do governo, ambos foram sumariamente executados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário