terça-feira, 20 de março de 2012

O NAZISMO ALEMÃO - A SEMENTE

   Na Alemanha, o ressentimento nacional provocado pela derrota na guerra de 1914-1918, associado ao  velho pangermanismo e a correntes de idéias próximas do fascismo, deu origem ao nazismo, que chegou ao poder em 1933.
   Já em novembro de 1918, após o término da Primeira Guerra Mundial, o país foi  envolvido por uma onda de agitações políticas que levaram à queda do imperador Guilherme II e à proclamação da República, sob a liderança dos social-democratas (socialismo moderados). Poucos meses depois, uma Assembléia Constituinte reunida na cidade de Weimar deu ao país uma Constituição extremamente democrática.
   No plano econômico, as perdas sofridas com o conflito e o pagamento das indenizações de guerra aos vencedores provocaram dificuldades financeiras que coloraram o país à beira do colapso. Para enfrentá-las, o governo alemão passou a emitir papel-moeda de forma descontrolada, o que gerou inflação e o aumento galopante do custo de vida. A desvalorização do marco, a moeda alemã, assumiu proporções asustadora: em 1919, um marco era comprado por 8,9 dólares: em novembro de 1923, eram necessários 4 milhões de marcos para comprar um dólar.
   O cenário de crise econômica acabou favorecendo a eclosão de duas tentativas de revolução socialista, uma em 1919 e outra em 1923.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário