sexta-feira, 23 de março de 2012

O ANTI-SEMITISMO NAZISTA

    As idéias de Hitlae foram reunidas em Mein Kampf (minha luta), livro que escreveu por volta de 1923, quando esteve preso por alguns meses, depois de tentar promover um espécie de "Marcha sobre Berlim" a partir da cidade de Munique.
    Minha luta espõe uma ideologia fortemente marcada por idéias totalitáriaas e de superioridade racial. Para Hitler, os alemães pertenceriam a uma "raça pura" destinada a dominar a humanidade. Todas as outras "raças" humanas seriam inferiores, principalmente os judeus, "raça impura", à qual Hitler atribuía grande parte dos males da humanidade (anti-semitismo). Para ele, os judeus eram os responsáveis pelo marxismo e pelo capitalismo financeiro internacional, que deviam ser combatidos.
    Outros inimigos que precisavam ser eliminados, segundo a ótica hitlerista, eram  a democracia, o liberalismo, o socialismo e o comunismo. Aos alemães deveria ser concedido, pela paz ou pela guerra, um "espaço vital", isto é, um grande território na Europa destinado a abrigar os povos germânicos num só reino ou império (o reich)
    Essas idéias formavam   as premissas de uma visão totalitária da sociedade, pela qual os indivíduos deveriam pertencer ao Estado, sob a liderança de um único chefe, o Fuher. Ele seria o responsável pelas grandes decisões, em nome da comunidade dos povos germânicos organizados num grande império - o Terceiro reich , que duraria mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário