terça-feira, 6 de março de 2012

REVOLUÇÃO RUSSA - A QUEDA DA MONARQUIA

   No inicio de março de 1917 (fevereiro, pelo calendário russo), a escassez de alimentos fez com que as autoridades de São Petersburgo instituíssem cartões de racionamento. Enormes filas se formaram nas portas de padarias, açougues e mercearias e em pouco tempo não havia mais alimentos. Greves começaram a eclodir em todo o país, sobretudo em São Petersburgo, onde as manifestações operárias se tornaram constantes. Uma delas foi dispersada por soldados, deixando dezenas de mortos e feridos
   A tragédia traria graves consequências ao governo: cansados de reprimir os trabalhadores, grupos de soldados se amotinaram contra os oficiais e uniram-se aos manifestantes. O arsenal da cidade foi assaltado e um prédio público incendiado. Soldados e trabalhadores marcharam então contra o palácio do czar e o ocuparam sem resistência.
   Dias depois, o czar abdicou do trono em favor do filho Miguel, que também foi convencido a renuciar. Assim, o czarismo chegava ao fim. Enquanto isso, fortalecia-se em toda a Russia uma forma de organização revolucionária criada em 1905, os sovietes, agora  eram compostos de operários, soldados e marinheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário