terça-feira, 27 de março de 2012

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - O ENSAIO

     Os problemas internacionais começaram já em 1931, ano em que o Japão invadiu e anexou a Manchúria, região pertencente à China. A agressão foi recebida com protesto pela Sociedade das Nações, mas nada se fez de concreto para obrigar o Japão a devolver o território ocupado aos chineses. Isso criou um precedente que logo seria seguido pela Alemanha e pela Itália.
     Em 1933, a Alemanha rompeu com a Sociedade das Nações. Dois anos depóis, o governo de Hitler reiniciou a produção de armamentos e passou a aumentar seus efetivos militares, num claro desafio ao Tratado de Versalhes. Também em 1935, a Itália de Mussolini invadiu e anexou a Etiópia. Hitler, por sua vez, dei início ao rearmamento da Renânia (zona de fronteira com a França), num novo desafio ao acordo de paz de 1919, que havia determinado a desmilitarizaçãa da região.
     Hitler e Mussolini testavam, assim, a capacidade de reação das grandes potências mundiais. Em 1936, teve início a guerra civil espanhola, os dois governos aproveitram o conflito para experimentar suas novas armas e equipamentos militares. Mais uma vez as potências ocidentais se omitiram, declarando-se "neutras", a guerra civil espanhola transformou-se num ensaio da Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário